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Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva

Autismo e Comunicação: Como as Disfunções na Linguagem Afetam a Interação Social

Introdução

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. As disfunções da linguagem e comunicação são características centrais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), manifestando-se de diversas maneiras. Compreender essas disfunções é fundamental para fornecer o apoio adequado às pessoas com autismo.

Disfunções da Linguagem no Autismo

1. Atraso na Linguagem

  • Descrição: Muitas crianças com autismo apresentam atrasos significativos no desenvolvimento da fala. Isso pode incluir uma ausência total de fala ou um desenvolvimento de linguagem muito mais lento em comparação com seus pares.
  • Impacto: Esse atraso pode dificultar a comunicação básica e limitar as interações sociais.

2. Uso de Linguagem Não Convencional

  • Descrição: Algumas crianças podem desenvolver formas únicas de comunicação, utilizando palavras de maneira idiossincrática ou criando suas próprias expressões.
  • Impacto: Essa forma de comunicação pode ser confusa para os outros, dificultando a compreensão mútua.

3. Dificuldades na Conversação

  • Descrição: Indivíduos com autismo frequentemente têm dificuldades em manter conversas. Eles podem não reconhecer pistas sociais, como a mudança de tópicos ou a necessidade de alternar turnos na conversa.
  • Impacto: Essas dificuldades podem levar ao isolamento social, já que interações significativas dependem de uma comunicação eficaz.

Disfunções na Comunicação Não Verbal

1. Falta de Contato Visual

  • Descrição: Muitas pessoas com autismo evitam o contato visual durante interações sociais, o que pode ser interpretado como desinteresse ou desconforto.
  • Impacto: A ausência de contato visual pode dificultar a criação de conexões emocionais com os outros.

2. Dificuldades com Expressões Faciais e Gestos

  • Descrição: A interpretação e o uso de expressões faciais e gestos podem ser desafiadores para pessoas com autismo. Elas podem não entender as emoções expressas pelos outros ou não usar gestos adequados para comunicar suas emoções.
  • Impacto: Isso pode levar a mal-entendidos e dificuldades nas interações sociais.

Intervenções e Apoio

1. Terapia de Fala e Linguagem

  • Descrição: A terapia de fala pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal, melhorando sua capacidade de interagir socialmente.
  • Impacto: A terapia pode facilitar o aprendizado de formas mais eficazes de comunicação, aumentando a confiança nas interações.

2. Apoio Comportamental

  • Descrição: Intervenções comportamentais podem ajudar a ensinar habilidades sociais e estratégias de comunicação, promovendo interações mais positivas.
  • Impacto: Com o apoio adequado, indivíduos com autismo podem melhorar suas habilidades sociais e construir relacionamentos significativos.

Conclusão

As disfunções da linguagem e comunicação no autismo apresentam desafios significativos, mas com intervenções adequadas e suporte, é possível melhorar a comunicação e as interações sociais. A compreensão dessas disfunções é essencial para promover um ambiente inclusivo e apoiar o desenvolvimento das habilidades de comunicação.

Referências

  1. American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5).
  2. Lord, C., & McGee, J. P. (2001). Educating Children with Autism. National Academies Press.
  3. Schreibman, L. (2005). The Science and Fiction of Autism. Yale University Press.

Referências
  • Volkmar, F. R., & Wiesner, L. A. (2017). A Practical Guide to Autism: What Every Parent, Family Member, and Teacher Needs to Know. Wiley.Lord, C., & Rutter, M. (2006). Autism: A Lifespan Disorder. Springer.American Speech-Language-Hearing Association (ASHA). Communication Development in Autism Spectrum Disorder.
  • Dra. Ana Beatriz Barbosa

    Dra. Ana Beatriz Barbosa

    Médica graduada pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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