fbpx

Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva

Artigos Livres

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva e Dr. Alex Rocha

O que é Neurofeedback?

Neurofeedback é um tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Esse tratamento nãotem nenhum efeito medicamentoso e muito menos invasivo no cérebro.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva

Criança com TDAH

Na criança com transtorno do déficit de atenção (TDAH), mais conhecido como hiperatividade, três sintomas principais se tornam características marcantes: a distração, a impulsividade e a hiperatividade.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva

Bullying: Perigo no território escolar

Desde a década de 80, na Europa, os pesquisadores da mente humana iniciaram a nobre tarefa de nomear determinadas condutas de jovens entre si, dentro de seus universos acadêmicos.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva e Dra. Lya Ximenez

Estimulação magnética transcraniana e compulsão alimentar

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma terapia inovadora que se utiliza de pulsos eletromagnéticos repetidos para o tratamento dos mais diversos transtornos comportamentais e neurológicos.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva

Os jovens e o novo mercado de trabalho

Dentre as mudanças mais significativas do século XXI que estamos testemunhando, podemos destacar as modificações no mercado de trabalho e as expectativas lançadas sobre o papel do novo e jovem trabalhador.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva e Dra. Lya Ximenez

Um exemplo de como a estimulação magnética transcraniana

F. era artista e atualmente cuida dos afazeres domésticos. Sempre foi uma pessoa muito ativa, bem disposta, pintava, tocava piano, cozinhava e adorava fazer caminhadas. Com o passar dos anos, essa disposição foi se esvaindo,

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva

Quando a paixão acaba depois dos 40 anos

Sempre tive a mais absoluta convicção que o término de uma paixão era sempre algo doloroso com tons fortes de desespero. Todas as paixões que tive e as que pude observar nos amigos e pacientes confirmaram este aspecto destruidor da paixão acabada.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva

A normalidade da imperfeição humana – De perto ninguém é normal

Quando penso na palavra gente, uma sensação boa e terna me invade a mente: eu gosto de gente, e esse gosto me faz “fuçar” cada vez mais nosso motor central – o cérebro – na busca de respostas que me levem a detectar, compreender, criar empatia e, sempre que possível, ajudar as pessoas (nossa gente) a ter uma existência mais confortável consigo mesmas e com o mundo em redor.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva

Amor e medo

Definitivamente conceituar o amor é uma tarefa divina. A nós humanos só nos resta tecer comentários de vivências mal ou bem-sucedidas. Existem pessoas mais ousadas que se dispuseram a realizar essa difícil missão, tais como os poetas, profetas, sociólogos, escritores e filósofos.

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva

Bom humor no trabalho

Ainda hoje, muitas empresas acreditam que manter o funcionário ansioso e estressado torna-o mais produtivo. A curto prazo, isso pode ser aparentemente verdadeiro, pois as pessoas correm contra o tempo e vivem em função daquela tarefa, em detrimento de quaisquer outros aspectos de sua vida. 

Autoria: Dra. ana beatriz barbosa silva e Dra. Lya Ximenez

Estimulação magnética transcraniana repetitiva

É uma técnica segura e moderna, onde se aplica pulsos eletromagnéticos repetidos em uma região específica da cabeça por meio de uma bobina com intuito de estimular a liberação de neurotransmissores e restabelecer conexões cerebrais através da neuroplasticidade cerebral (capacidade de remodelamento cerebral) por ela induzida.

Back to top: