Untitled Document
CONSULTÓRIOS

Avenida das Américas, 3500, bloco 6
Condomínio Le Monde, sala 401,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-102
(21) 3435-8592 / 3435-8597
Cel.: (21) 99566-5547

Avenida das Américas, 3500, bloco 4
Condomínio Le Monde, sala 107,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-102
(21) 3042-9525 / 3042-9526
Cel.: (21) 99566-5558
contato@draanabeatriz.com.br
abcomport@gmail.com

LEIA PARTE DO LIVRO
SINOPSE

JANELAS DA MENTE: 12 histórias sobre os transtornos da vida moderna.

Autoria: Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva e Eduardo Mello Guimarães
Editora: Globo Livros



INTRODUÇÃO
* Dra Ana Beatriz Barbosa Silva (Médica Psiquiatra, CRM/RJ 5253226/7)

Imagine que você esta sozinho dirigindo por uma estrada bucólica. Você fez a revisão do veículo e está atento aos outros carros e caminhões. A viagem prossegue até que surge um abismo num determinado ponto da rodovia e você despenca. Tudo a sua volta desaparece até que, de repente, você para de cair e vê a estrada tranquila de novo a sua frente. Inseguro e confuso, você pega a primeira saída que consegue encontrar e entra numa outra estrada, dessa vez toda esburacada e que só vai atrasar e atrapalhar sua viagem.

Grosso modo, é isso que acontece com as pessoas que sofrem de disfunções mentais. Suas vidas mudam bruscamente de rumo — e essa mudança é sempre para pior. A alegoria acima e uma espécie de abre‑alas do que você vai encontrar nesta obra de ficção inspirada em histórias reais: algumas das principais alterações comportamentais reunidas em doze contos.

Escolhemos narrar essas histórias em forma de contos porque embora o tema geral de Janelas da mente sejam os comportamentos disfuncionais, cada um deles possui características bastante distintas, bem como suas consequências no cotidiano dos portadores. Veio daí a necessidade de criarmos doze histórias completamente independentes.

E não espere encontrar heróis ou vilões nesse universo de mentes atormentadas, mas é bem possível que você, seus familiares ou amigos já tenham vivenciado histórias similares as contadas neste livro. Caso isso tenha acontecido, não fique assustado. Como bem observou o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard nas palavras a seguir, você está longe de estar sozinho:

Assim como talvez não haja, dizem os médicos, ninguém completamente são, também se poderia dizer, conhecendo bem o homem, que nem um só existe que esteja isento de desespero, que não tenha lá no fundo uma inquietação, uma perturbação, uma desarmonia, um receio do desconhecido ou que ele nem ousa conhecer, receio de uma eventualidade exterior ou receio de si proprio.*

* Søren Kierkegaard, O desespero humano. São Paulo: Martin Claret, 2007.

Foto: Sandra Lopes

Dra Ana Beatriz Barbosa Silva

Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Escritora, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação, sobre variados temas do comportamento humano.

E-mail:
contato@draanabeatriz.com.br
abcomport@gmail.com


Livros - Dra. Ana Beatriz

topo