Untitled Document
CONSULTÓRIOS

Avenida das Américas, 3500, bloco 6
Condomínio Le Monde, sala 401,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-102
(21) 3435-8592 / 3435-8597
Cel.: (21) 99566-5547

Avenida das Américas, 3500, bloco 4
Condomínio Le Monde, sala 107,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-102
(21) 3042-9525 / 3042-9526
Cel.: (21) 99566-5558
contato@draanabeatriz.com.br
abcomport@gmail.com

Cinecomportamento

Tema: Hipocondria

*Dra. Lya Ximenez (Médica CRM/RJ 52886300)

Supercondríaco é uma comédia francesa divertida que explora com humor a vida de um paciente hipocondríaco e a relação com seu médico.

Hipocondria é uma doença em que o indivíduo apresenta preocupação excessiva com a saúde e medo patológico de estar com algum problema grave, levando-o a comportamentos exagerados, obsessivos e compulsivos em relação a doenças e agentes causadores delas. No filme Supercondríaco, o problema é levado ao extremo, arrancando boas gargalhadas do público.

Romain Faubert, um fotógrafo de uma revista médica virtual, é hipocondríaco e se trata com o médico de família Dr. Dimitri Zvenska. Este, por sua vez, vai muito além de seu ofício para tentar ajudar o pobre homem que vive em função de suas supostas doenças. Dr. Dimitri, lamentando pela vida e sofrimento de Romain, resolve convidá-lo para festa de Ano Novo em sua casa, onde começa o desenrolar a trama.

Obviamente é um desastre, mas Dr. Dimitri é um bom homem e médico, e não consegue ficar indiferente frente ao sofrimento de seu paciente, como supercondriaco-2-300x169também não aguenta mais Romain atormentando sua vida com seus delírios de doença.

O filme se desenvolve nestas tentativas frustradas que o médico faz para tentar arranjar uma companheira para seu paciente, na esperança de livrar-se dele como paciente e de vê-lo feliz. Romain, por sua vez, segue de forma literal as recomendações de seu médico, o que os coloca em muita confusão!

A história é interessante porque mostra como um hipocondríaco vê as coisas de forma distorcida e exagerada, e como ele sofre com elas que, para maioria de nós, seriam consideradas preocupações delirantes ou até ridículas.

O filme retrata o comportamento peculiar provocado por este transtorno, mas com leveza e muito bom humor!

Recomendo, é diversão na certa!

* Dra Lya Ximenez é médica com especialização em EMT pela Universidade de Harvard.



Foto: Sandra Lopes

Dra Ana Beatriz Barbosa Silva

Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Escritora, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação, sobre variados temas do comportamento humano.

E-mail:
contato@draanabeatriz.com.br
abcomport@gmail.com


Livros - Dra. Ana Beatriz

topo