Untitled Document
CONSULTÓRIOS

Avenida das Américas, 3500, bloco 6
Condomínio Le Monde, sala 401,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-102
(21) 3435-8592 / 3435-8597
Cel.: (21) 99566-5547

Avenida das Américas, 3500, bloco 4
Condomínio Le Monde, sala 107,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-102
(21) 3042-9525 / 3042-9526
Cel.: (21) 99566-5558
contato@draanabeatriz.com.br
abcomport@gmail.com

Cinecomportamento

TEMA: Borderline

* Dra Ana Beatriz Barbosa Silva (Médica Psiquiatra, CRM/RJ 5253226/7)

Um bom exemplo de filme, com uma personagem tipicamente borderline – transtorno descrito no livro Corações Descontrolados: o jeito borderline de ser -, é Vicky Cristina Barcelona (2008), de Woody Allen.

O filme conta a história de duas amigas norte-americanas, Vicky e Cristina, que passam férias na Espanha. Cristina (Scarlett Johansson) se envolve com Juan Antonio (Javier Bardem), um pintor carismático e sedutor, e vai morar com ele. O que ela não sabe é que Juan está separado de Maria Helena (Penélope Cruz), uma fotógrafa e pintora talentosa, belíssima, porém passional,vicky_fototemperamental, de comportamento violento e autodestrutivo. Após uma das tentativas de suicídio de Maria Helena, Juan a leva de volta para casa e os três passam a dividir o mesmo teto e assim acabam formando um triângulo amoroso. Extremamente ciumenta, Maria Helena sempre teve um relacionamento conturbado com Juan, regado a brigas, escândalos e até tentativas de matá-lo. No entanto, ela não consegue viver sem ele, já que Juan é a sua conexão com a vida real, é a razão da sua existência. De forma surpreendente, Cristina passa a ser o ponto de equilíbrio, o ingrediente que faltava para que o casamento tivesse uma harmonia. Mas, quando Cristina resolve ir embora, Maria Helena não aceita a separação, tem um ataque de fúria e a vida amorosa dela com Juan volta a ser complicada e destrutiva.

Vick Cristina Barcelona é um dos melhores filmes de Wood Allen, com excelente elenco e atuações brilhantes. Penélope Cruz, em um dos melhores papéis de sua carreira, está visceral na pele de uma pessoa com características do transtorno de personalidade borderline.

Recomendo!

livro_CoracoesDescontrolados_gPara mais informações sobre o Transtorno Borderline, indico o livro Corações Descontrolados: o jeito borderline de ser.



Foto: Sandra Lopes

Dra Ana Beatriz Barbosa Silva

Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Escritora, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação, sobre variados temas do comportamento humano.

E-mail:
contato@draanabeatriz.com.br
abcomport@gmail.com


Livros - Dra. Ana Beatriz

topo